segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Esclarecimento e reflexão!


A greve dos professores do estado do Ceará em 2011 teve ao meu ponto de vista um grande diferencial em relação as greves anteriores. Nossa luta não é por um aumento ou por um plano de carreira, nossa luta inicialmente, antes mesmo de decretarmos greve geral, era e é, pela implementação do piso, que é uma lei federal, com 1/3 de planejamento e o mais impotartante a valorização do professor.
Como o Sindicato Apeoc não conseguiu nenhuma negociação positiva com o governo, onde o mesmo veio com uma proposta vergonhosa para nossa categoria, só proporcionava aumento aos professores que foram aprovados no concurso de 2009 e aos temporários, deixando quase 80% dos docentes sem o seu direito de reajuste salarial, mas o pior não foi isso o governador lançou um plano para acabar com a carreira dos professores.
Diante dessa situação nós decidimos declarar greve, mas infelizmente não só no nosso estado, mas em todo país parece que os trabalhadores não têm mais o direito de greve, pois virou moda decretar greves ilegais, por onde até que sei o Sindicato Apeoc tomou muito cuidado para a nossa greve estar dentro da lei, assunto em outra  postagem.
Agora temos que mostrar esses pontos para a sociedade, deixar bem claro para nossos alunos sobre nossa reivindicação. E também nos conscientizamos que a mídia não é 100% verdadeira, ela é facilmente comprada pelo governo, principalmente a TV Verdes Mares, temos que buscar várias fontes de informação. Sempre estou fazendo essas comparações, como por exemplo, em um canal a reportagem colocava toda a culpa dos alunos estarem sem aula nos professores, já em outra emissora mostrava as reais causas da nossa greve.
Muitos podem até falar, como já ouvi de um aluno em sala de aula “Os professores querem ganha quanto? Não já tá bom?"
É esse tipo de pensamento que o governo quer na população, um povo acomodado, que se satisfaz com o mínimo, que nem nos torna verdadeiramente cidadãos, pois com esse salário mínimo não podemos gozar de nossos direitos sociais que a constituição prega do Art. 6º.
Temos que mudar nossa posição como pessoa, passando a questionar mais, como por exemplo, por que é tão difícil ser aprovado um aumento de pelo menos R$ 100,00, em quanto rapidamente o salário de políticos é aumentado sem questionamentos no Congresso e Assembleia Legislativa?
Se o Brasil progrediu um pouco, poderia ter progredido muito mais, se nossos representantes não estivessem insatisfeitos com seus salários, como por exemplo, um Deputado Federal que recebe R$ 26.700,00, não seria necessário entrar na corrupção, que custa 6 bilhões por ano, que deixaram de ser aplicados no interesse do  Brasil .
Deixo este vídeo para sua maior reflexão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário