terça-feira, 15 de setembro de 2015

11 CONSELHOS DE BILL GATES AOS ADOLESCENTES


Numa palestra dirigida a alunos de ensino médio, nos Estados Unidos, Bill Gates, criador da Microsoft e dono da maior fortuna pessoal do mundo, falou sobre a nova geração que cresce sem conhecer a realidade e os pais que dão tudo aos filhos, mesmo quando eles não merecem. Vejam quais foram às dicas do bilionário:

1) A vida não é fácil. Acostume-se a isso.

2) O mundo não está preocupado com sua autoestima. O mundo espera que você faça algo útil por ele antes que você possa sentir-se bem consigo mesmo.

3) Você não será vice-presidente de uma empresa com seu próprio carro a não ser que com seu próprio esforço consiga comprá-lo.

4) Se você acredita que seu professor é rígido, espere até ter um chefe. Ele não terá vocação para ensinar e nem paciência com você.

5) Vender papel usado ou trabalhar nos feriados não significa estar no último degrau da escala social. Os seus avós tinham outra palavra para definir essas situações: oportunidade.

6) Se você errar, não coloque a culpa em seus pais ou na má sorte. E não chore por seus erros, aprenda com eles.

7) Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles ficaram assim por ter de pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são ridículos. Por isso, antes de salvar o planeta para as futuras gerações, comece limpando o seu próprio quarto.

8) A escola pode ter eliminado a distinção entre excelentes, bons e medianos, mas a vida não é assim. Em muitas escolas os alunos não repetem mais de ano, as tarefas escolares estão cada vez mais fáceis e há muitas oportunidades para você ser aprovado. Isso não se parece em nada com a vida real. Nela, se você falhar será despedido.

9) A vida não está dividida em bimestres. Você não terá férias de verão e não encontrará quem te ajude a cumprir com suas tarefas, nem chefes interessados em ajudá-lo para que você encontre a si mesmo. Isso – e muito mais – você terá de fazer no seu tempo livre.

10) A televisão NÃO é a vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar os jogos, os bares, as festas e os amigos para ir trabalhar.

11) Seja amável com seus colegas que estudam bastante (aqueles que você e muitos outros consideram como nerds). É possível que você termine trabalhando para um deles.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

MATEMÁTICA PARA O ENEM

Esta área abarca 45 questões do exame e, de acordo com o MEC, compreende sete competências, que devem ser trabalhadas no decorrer do Ensino Médio. Vale ressaltar que mesmo a Matemática tendo uma área destinada a ela, ainda assim ela tem grande presença nas outras áreas, em forma de gráficos e tabelas, dados estatísticos, expressões e fórmulas que representam fenômenos.

Estas competências podem ser verificadas no edital do ENEM. Elencaremos aqui as competências relacionadas à área de Matemática e suas Tecnologias:

• Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais;

• Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela;

• Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;

• Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;

• Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas;

• Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação;

• Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.

Analisando cada uma dessas competências, vemos que a prova de matemática trata-se de uma avaliação totalmente contextualizada e interdisciplinar. Em outras palavras, a disciplina deixou de ser um instrumento voltado somente para a matemática, passando a ter sua aplicabilidade em situações sociais. Para isso, a prova exige uma capacidade que vai além do conteúdo, fazendo com que o aluno desenvolva um raciocínio lógico acerca dos problemas levantados nas questões.

Sendo assim, fica evidente o principal objetivo do ENEM, que é o de reformar o Ensino Médio, mudando a forma como os colégios abordam o seu ensino, atualmente voltado para vestibulares que focam apenas o conteúdo. Ou seja, o ENEM busca promover uma avaliação que incentive os colégios a abandonarem esta educação conteudista, para que assim possam ser formados alunos que compreendam os fenômenos, resolvam problemas e desenvolvam um raciocínio lógico por meio de reflexões acerca destas competências.

Por Gabriel Alessandro de Oliveira

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Enem 2015 - Inscrições somam 7,7 milhões de Participantes


Fonte: http://www.enem2015.net.br/