quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

SISU 2013


Com a nota do ENEM 2012 os estudantes terão a oportunidade de realizar a inscrição SISU 2013. No processo seletivo, instituições públicas de ensino superior ofertam suas vagas aos candidatos com melhores médias no Exame. A seleção ocorre duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre letivo.
As inscrições do SISU 2013 1º semestre estarão disponíveis no site http://sisu.mec.gov.br/, podendo ser efetuadas a qualquer hora do dia, dentro das datas estabelecidas pelo cronograma. Para se registrar, é necessário ter em mãos o número de inscrição e senha do ENEM 2012. Quem não se lembrar dos dados poderá recuperá-los em links disponíveis no próprio site.
Com a experiência adquirida nas edições anteriores, desenvolvemos um provável cronograma do SISU 2013. Observe as datas adotadas no processo seletivo do primeiro semestre de 2013:
  • 07/01 (segunda) – 11/01 (sexta): Período de inscrições;
  • 14/01 (segunda): Divulgação do resultado da primeira chamada SISU 2013;
  • 18/01 (sexta), 21/01 (seg), 22/01 (ter): Prazo para matrícula dos selecionados na primeira chamada;
  • 28/01 (segunda): Resultado da segunda chamada;
  • 01/02 (sexta), 04/02 (segunda), 05/02 (terça): Matrícula dos aprovados em segunda chamada;
  • 28/01 (segunda) – 08/02 (sexta): Inscrição lista de espera SISU 2013;
A matrícula do SISU 2013 deve ser efetuada diretamente nas instituições de ensino onde os candidatos forem selecionados. Quem não for chamado em nenhuma das duas primeiras oportunidades terá a chance de manifestar interesse em participar da lista de espera, que contará com os nomes dos estudantes que continuarão concorrendo às vagas que ainda restarem.
Lembrando mais uma vez que as datas apresentadas acima são presumíveis. Tão logo forem divulgadas novas informações sobre SISU 2013 passaremos todas elas aqui neste canal. Fiquem atentos! Em caso de dúvidas o estudante também pode entrar em contato com a Central de Atendimento do MEC no 0800 616161

Fonte:http://www.sisu2013.org/

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ENEM 2012 GABARITO EXTRAOFICIAL COMENTADO


Lembrando que o gabarito oficial da prova será divulgado na próxima quarta-feira, segundo informações do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.



                      1º DIA                                           2º DIA

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O que fazer na véspera da prova do Enem

 

Na véspera da prova


Energia - Durma cedo, programe-se para conseguir dormir oito horas. Nada de balada e bate-papo no computador até de madrugada!
- Vá descansado. Não estude nem revise o conteúdo horas antes da prova. Isso só vai deixá-lo estressado e com a mente sobrecarregada.

Transporte - Decida já se você vai de carro ou transporte público. Veja bem onde pode parar o carro, qual ônibus pegar e programe com quanto tempo de antecedência é bom para sair de casa e ainda chegar em um bom horário antes da prova.
- É importante lembrar que no sábado e no domingo as proximidades da prova estarão com muito trânsito.

Material - Separe a documentação necessária: carteira de identidade (RG).
- Separe as canetas esferográficas pretas, é importante levar mais de uma. Tenha em mente que a caneta tem que ter o corpo transparente.

No dia da prova


Alimentação - Tome café da manhã equilibrado e coma o que está habituado para não ser pego de surpresa por alguma indigestão ou alergia. Confira mais dicas se alimentação antes do Enem.

- Evite levar balas e chicletes para o exame, só vai distrair a sua atenção.

O que vestir - Vá com roupas confortáveis. Leia mais dicas do que vestir para a prova.
Horário - Chegue cedo. Não vale a pena chegar faltando cinco minutos para a prova. Você ficará estressado e correrá o perigo de se atrasar. E ninguém mais entra depois que os portões são fechados.
- Para chegar na hora programada, é preciso prestar atenção em como irá se transportar até o local e quanto tempo isso demanda. Planeje-se! E lembre-se de deixar uma margem de tempo de folga. Se você chegar mais cedo não vai acontecer nada, apenas terá que esperar um pouco mais. Já se chegar atrasado...

Material - Não se esqueça de levar o material que você separou na véspera!
- Lembre-se também do que você NÃO pode levar! 

Fontes: Professor Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do cursinho Anglo e Guia do Estudante Enem 2010 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Como usar o tempo em seu favor no ENEM

A maior dificuldade do ENEM está no tempo para fazer a prova. São 4h30 para fazer as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, e mais 5h30 para fazer as provas de Linguagens, Códigos, Matemática e mais a redação. Para facilitar, o engenheiro civil – e campeão em ser aprovado em provas de concursos públicos – Paulo Cesar Pereira, o Sapóia, preparou uma divisão de tempo PER-FEI-TA, que vai te salvar...

ENEM no sábado

Tente usar aproximadamente 10 minutos para cada página da prova. Assim, você tem uma média de 2,5 minutos para cada uma das questões. Além disso, é preciso garantir ao menos 30 minutos para preencher o gabarito e, nessa contagem, ainda sobram 15 minutos para o caso de você ter que revisar mais alguma coisa.

ENEM no domingo

Esse dia é mais #tenso. Você tem uma hora a mais, mas não se deixe enganar, que a correria será ainda maior. Em geral, as questões de matemática levam mais tempo para ser resolvidas, então você vai ter que espremer o tempo nas respostas das outras matérias, que são mais simples. Dá pra fazer assim: use 3 minutos para cada pergunta de matemática, 2 minutos para as questões mais simples, tente fazer a redação em no máximo uma hora e aperte o gabarito em 20 minutos, afinal, já vai rolar uma experiência no segundo dia, né? Assim, sobram uns 25 minutos para você revisar o que for preciso. Não é o tempo dos sonhos de ninguém, mas garante que você resolva a prova toda com segurança :)

E para quem não é bom em Exatas, #Fica  a Dica: segundo Edmilson Motta, coordenador de vestibular e professor de matemática do Etapa, o segredo para arrasar na prova de Exatas do ENEM é ficar fera em porcentagem, regra de três e prestar atenção nos problemas.   

Fonte: Atrevida

Truques para fazer uma boa prova do ENEM!

Antes de começar a ler a matéria, grave bem na memória: 25% das questões do ENEM são fáceis, 50% são intermediárias e 25% são difíceis. Daí, #FicaDica: se você se garantir nas perguntas mais fáceis e conseguir acertar uma parte das mais difíceis com as dicas da Atrê, é bem capaz que seja considerado um aluno bom ou até excelente!

Você já resolveu essas questões antes

As provas do ENEM são aplicadas em determinadas escolas, antes do período verdadeiro de testes, sem você saber! Dessa forma, rola uma avaliação do nível de dificuldade de cada questão, para depois os examinaodores definirem qual a melhor forma de avaliar os candidatos.

Como são formuladas as questões do ENEM

Todas as perguntas do ENEM são formuladas para avaliar o nível de cada um dos candidatos, separadamente. Por isso, as questões são classificadas como fáceis, intermediárias e difíceis. Dependendo de quais questões acertar, você é classificado como um aluno ruim, bom ou excelente.

A nota do ENEM é única para cada candidato

Ao contrário de outras provas, no ENEM cada questão pode mudar de valor de acordo com o desempenho do candidato ao longo de TODA a prova, o que significa que cada um dos inscritos no ENEM pode apresentar uma nota completamente diferente da outra, daí a razão de fazer toda a diferença você garantir as questões fáceis e uma parte das difíceis.


Dica 1: o ENEM é politicamente correto

Nunca se esqueça: um dos princípios básicos do ENEM é levar aos candidatos valores éticos e sociais, favoráveis ao meio-ambiente, aos diretos humanos, à saúde, à justiça social etc. e, portanto, você deve ficar atento a isso. Por exemplo, se em uma questão de física houver um texto gigante sobre como economizar na hora de preparar um alimento, preste atenção nas alternativas: a correta deverá estar ligada à economia em casa! Por mais que a resposta pareça estar em uma alternativa mais simples e lógica, é provável que, na verdade, esteja em um contexto social que foi citado no texto da questão. É algo como uma espécie de lição de moral, vai vendo!

Dica 2: não é politicamente correto? Tá errado!

Aqui vai um exemplo clássico: já rolou, no ENEM, uma questão a respeito dos danos causados pelos anabolizantes e, obviamente, a alternativa correta discriminava o uso dessas substâncias. Ok, tem muita gente por aí que malha, faz uso de anabolizantes e discorda dessa informação em algum grau, mas não precisa deixar essa opinião clara bem na hora da prova, certo? A probabilidade de a resposta correta vetar as famosas “bombas” é muito, mas muito grande.

Dica 3: "nunca", "sempre"e seus variantes, no geral, estão nas questões incorretas

As questões do ENEM dificilmente afirmam ou negam algo com certeza absoluta, então, fique esperto! É fácil detectar uma alternativa errada: palavras como “sempre ou “nunca”, “tudo” ou “todo”, “só” ou “somente”, tendem a ser falsas. Já se você apostar em alternativas que levam palavras como “alguns” ou “geralmente”, tem muito mais chances de acertar respostas de uma questão.

Dica 4: desconfie da alternativa com resposta maior

O ENEM é pró em preparar alternativas gigantescas para cada questão, o que contribui para o desespero a confusão de qualquer aluno. Para se safar dessa, saiba que, na maioria das vezes, a alternativa com o texto mais extenso está ERRADA. Isso porque esse texto mais longo permite o uso de mais palavras e expressões só para fazer o aluno quebrar a cabeça para responder. Pode checar nos últimos gabaritos, a maior parte das alternativas corretas possui textos curtos. Mas não se engane, que vez ou outra pode acontecer exatamente o contrário. Uma alternativa mais longa, que se destoa de outras mega curtas pode ser a correta!

Dica 5: fique esperta com a alternativa diferente das outras superparecidas. A chance de ela ser a certa é grande

Sabe aquela pergunta que apresenta quatro alternativas bem parecidas, além de outra que é totalmente nada a ver em relação às outras? Quando isso acontece, o mais comum é pensarmos que se quatro de cinco alternativas semelhantes, então a correta tem que ser uma delas, certo? ERRADO! Quando isso acontece no ENEM, geralmente a questão correta é justamente aquela que está sozinha, e que costuma passar despercebida. Se liga!

Dica 6: elimine as alternativas absurdas

Se você deu de cara com uma pergunta sobre a qual não faz idéia da resposta, saiba que duas das cinco alternativas obrigatoriamente são absurdas e não têm nada a ver com a resposta certa, então, comece tesourando essas. Daí, você já tem 33% de chance de acertar, já que faltam três alternativas. Continue: as outras duas opções erradas que restaram são feitas justamente para tentar enganar o candidato e convencê-lo de que estão certas. Nessa hora, se algo lhe soar um pouco estranho, mesmo que de leve, provavelmente se trata de uma resposta incorreta que deve ser eliminada. Depois disso fica fácil, pois sobram duas alternativas e você já tem 50% de chance de acerto. Tente se concentrar e assinalar a resposta correta.

Dica 7: as pegadinhas no ENEM são diferentes

Apesar de o INEP jurar que não rolam pegadinhas nos testes do ENEM, os especialistas atestam: rolam, sim. A diferença é que elas não dão taaanto na cara. Essas pegadinha estão mais associadas à atenção na hora de resolver um dos testes. Por exemplo: você tem certeza MESMO de que levou em consideração todos os itens da questão? Fique esperto para não escorregar...

Dica 8: gráficos, no geral, já trazem a resposta da questão

Muitas das questões que incluem gráficos são tidas como assustadoras, à primeira vista. Na verdade, essas questões apresentam, quase sempre, a resposta a uma questão, ainda que pareçam existir possíveis contas a ser feitas, por exemplo.

Dica 9: Cuidado com alternativas "mais ou menos certas"! Quase sempre elas são consideradas erradas

Outra tática do ENEM para confundir os candidatos é usar alternativas parcialmente corretas. Por exemplo, trazer definições corretas a uma alternativa e mesclar essa informação com algo que não é verdadeiro. Nese caso, vale o velho e bom "menos é mais". Dê preferência à resposta que talvez não aborde todos os aspectos do texto, mas que contenha informações inegavelmente corretas.

Dica 10: Chute de forma inteligente!

Ok, esta dica só funciona para quem tem certeza de que acertou a maior parte das questões. Quando terminar a prova e só restarem aquelas perguntas que te deixaram mega na dúvida, pegue seu gabarito e veja quantas vezes você assinalou cada alternativa (A, B, C, D e E). Depois, veja se parece haver um equilíbrio entre elas. Daí rola de “chutar” nas alternativas que menos foram assinaladas durante toda a prova. Aí vai o segredo: o MEC exige que haja uma espécie de igualdade entre as alternativas – deve haver respostas corretas em aproximadamente 20% de cada alternativa. Outro toque é que se você assinalou cerca de 16 alternativas “B”, por exemplo e apenas sete “E”, talvez seja interessante revisar especialmente aquelas questões que te deixaram na dúvida.

Fonte: atrevida

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Inscrição para o Vestibular UECE de 2013.1

As inscrições para o primeiro Vestibular de 2013 serão realizadas no período de 01 a 15 de outubro de 2012, exclusivamente pela internet, tanto para os cursos de Fortaleza, quanto para os cursos das Faculdades da UECE no Interior do Estado. Ao todo estão sendo oferecidas 2.205 vagas, sendo 1.250 para os cursos da Capital e 955 vagas para seis Unidades no Interior do Estado.

No período de inscrição para o Vestibular 2013.1, o candidato contemplado com isenção da taxa de inscrição, quer seja parcial, quer seja total, deverá efetivar sua inscrição, de acordo com o que estiver prescrito no Edital que disciplinará o Certame: o fato de o candidato ter sido contemplado com isenção NÃO o inscreve automaticamente. Portanto, a inscrição para o Vestibular 2013.1 será obrigatória em todos os casos.

Na ficha Eletrônica de inscrição, o candidato indicará o curso e a língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) de sua escolha.




 CLIQUE AQUI








domingo, 30 de setembro de 2012

Dicas para fazer uma boa redação

Entre os quase seis milhões de estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) esse ano existe um consenso: ter uma redação nota mil garante boa colocação no ranking dos aprovados e pode ser a chance de conquistar uma vaga numa instituição de ensino superior.

Filipe Couto, para destacar as principais orientações que, segundo o manual, podem ajudar os estudantes na hora de escrever a redação.

Competências
Na composição do texto, o candidato será avaliado de acordo com 5 competências: domínio da norma padrão da língua escrita; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema segundo os parâmetros de um texto dissertativo-argumentativo; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para construção da argumentação; e, por fim, elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Veja aqui as dicas para se fazer um texto dissertativo-argumentativo no modelo do Enem.

Domínio da língua
O principal foco de avaliação nesta competência é o candidato mostrar aos avaliadores que distingue bem a modalidade escrita e oral da língua, bem como entre o registro formal e informal. Para a redação do Enem, o texto deve ser formal, claro, objetivo e direto.
- O candidato não deve cometer erros de concordância. Comece períodos com letra maiúscula. Não dialogue com o leitor. Presença de gíria, problemas de pontuação, erros de grafia e acentuação também são faltas gravíssimas. Erros nesse sentido podem tirar até 80 pontos do candidato.

Compreensão do tema da redação
É preciso para este quesito que o candidato elabore um texto que apresente claramente uma tese a ser defendida e os argumentos que justifiquem sua posição em relação à temática proposta pelo exame.
- Uma orientação é que nem sempre a situação problema está clara. Assim, cabe ao aluno problematizar a questão. O candidato deve respeitar todas as restrições que o tema apresenta. Qualquer restrição muda na condução do tema. É importante lembrar que textos motivadores são destacados na coletânea do Enem. Vale frisar que não pode haver cópia de nenhuma parte dos textos já divulgados.

Fatos, Opiniões e Argumentos
Essa competência trata da coerência, ou seja, da capacidade de o candidato ser entendido pelo leitor. Assim, como um desdobramento das competências anteriores, é necessário que o candidato demonstre sentido entre as partes do texto, precisão vocabular, progrida logicamente no desenvolvimento do tema e adeque o conteúdo do texto ao mundo real.

Mecanismos Linguísticos
No tipo de texto cobrado pelo Enem, cada parágrafo deve apresentar uma ideia nova que precisa estabelecer relação com as anteriores. Assim, é necessário que os recursos linguísticos, como preposições, conjunções, advérbios e outros conectores sejam usados para dar continuidade ao texto coeso. É importante que seja demonstrada boa estruturação dos períodos e parágrafos.
- O candidato deve saber utilizar os conectivos adequados. Outro ponto importante é fazer o uso corretamente de pronomes e sinônimos para evitar repetição vocabular. Quanto mais vezes você repete uma palavra, mais pobre fica o texto. A substituição de termos traz cadência.

Intervenção para o problema abordado
Essa competência cobra dos candidatos a apresentação de uma proposta de intervenção para o problema abordado. Assim, a redação, além de apresentar sua tese sobre o tema, precisará oferecer uma proposta de intervenção na vida social. Essa proposta, ou seja, a solução para o problema, deve contemplar cada ponto abordado na argumentação.
- Respeitar os direitos humanos é um ponto fundamental. O aluno não deve pregar, por exemplo, a pena de morte ou propostas racistas. Ele também não deve prever uma proposta utópica ou muito genérica. Ou seja, ele não deve propor num texto a eliminação completa da pobreza de uma hora para a outra. É mais plausível sugerir a criação de grupos comunitários, que ajudem a minimizar o problema. A proposta deve surgir naturalmente a partir da tese e da apresentação dos argumentos.

Recomendações
O professor destacou ainda outras dicas para quem vai fazer a redação.
- O aluno tem, em média, uma hora para escrever a redação. Antes de escrever, ele deve pensar na situação problema e na estruturação do texto para evitar problemas de coerência. Ele pode usar o rascunho para esboçar sua tese e argumentos. O mais importante é que, de agora até a prova, o alune treine o máximo possível já escrevendo em caneta preta para se condicionar a não errar.

Avaliação da prova
A nota da redação, que vai de zero a 1000, é calculada a partir da avaliação de dois corretores diferentes. No Enem deste ano, se a diferença entre os dois for superior a 200 pontos, um terceiro corretor será chamado. Se mesmo assim a diferença persistir, a correção será feita por uma banca com três membros.

FONTE: EXTRA.GLOBO.COM


Matemática no Enem

Existe uma área destinada somente para ela: Matemática e suas Tecnologias. Esta área abarca 45 questões do exame e, de acordo com o MEC, compreende sete competências, que devem ser trabalhadas no decorrer do Ensino Médio. Vale ressaltar que mesmo a Matemática tendo uma área destinada a ela, ainda assim ela tem grande presença nas outras áreas, em forma de gráficos e tabelas, dados estatísticos, expressões e fórmulas que representam fenômenos.

Estas competências podem ser verificadas no edital do ENEM. Elencaremos aqui as competências relacionadas à área de Matemática e suas Tecnologias:

• Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais;

• Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela;

• Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;

• Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;

• Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas;

• Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação;

• Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.


Analisando cada uma dessas competências, vemos que a prova de matemática trata-se de uma avaliação totalmente contextualizada e interdisciplinar. Em outras palavras, a disciplina deixou de ser um instrumento voltado somente para a matemática, passando a ter sua aplicabilidade em situações sociais. Para isso, a prova exige uma capacidade que vai além do conteúdo, fazendo com que o aluno desenvolva um raciocínio lógico acerca dos problemas levantados nas questões.

Sendo assim, fica evidente o principal objetivo do ENEM, que é o de reformar o Ensino Médio, mudando a forma como os colégios abordam o seu ensino, atualmente voltado para vestibulares que focam apenas o conteúdo. Ou seja, o ENEM busca promover uma avaliação que incentive os colégios a abandonarem esta educação conteudista, para que assim possam ser formados alunos que compreendam os fenômenos, resolvam problemas e desenvolvam um raciocínio lógico por meio de reflexões acerca destas competências.
Por: Gabriel Alessandro de Oliveira

sábado, 22 de setembro de 2012

REVISÃO

Para baixar click no botão abaixo, depois em download, em seguida free download.
3º ANO





quinta-feira, 31 de maio de 2012

Redação terá avaliação de itens de competência e correção mais rigorosa

O Enem de 2012 virá com mudanças e mais rigor na correção da redação. A partir deste ano, o texto produzido pelos candidatos será corrigido por dois corretores de forma independente e haverá cinco itens de objetividade sendo avaliados. Caso haja diferença maior que 20% na nota final entre esses dois corretores, a redação será lida por um terceiro corretor.
E se, ainda assim, a discrepância persistir, ou seja, a diferença entre as três notas for superior a 200 pontos, a dissertação passará para uma banca examinadora de excelência, composta por três professores avaliadores e que darão então a nota final ao participante. No Enem de 2011, a discrepância entre as notas finais dos corretores podia ser maior, chegando a até 300 pontos, e havia dois corretores.

"Mudamos substancialmente o sistema de avaliação da redação para que haja maior objetividade e segurança aos estudantes. É uma avaliação com muito mais rigor para que tenhamos uma avaliação justa", afirmou o ministro Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, 25, no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação. Segundo ele, para aprimorar a correção da redação haverá um aumento de 40% no número de avaliadores.

Também é novidade na redação a divisão da nota em cinco itens de competência: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento sobre o tema e apresentação de solução para a proposta dissertativa.

Cada um dos corretores deverá atribuir nota de zero a 200 pontos para cada uma dessas competências. Havendo discrepância maior que 80 pontos em cada uma, o terceiro corretor avaliará e atribuirá notas segundo o mesmo critério.

Por exemplo, a nota do primeiro corretor é de 640 pontos e a do segundo, 480. A priori, a diferença é inferior a 200 pontos e a nota final da redação desse candidato seria a média aritmética das suas notas. Mas, se na competência 1 a nota de um corretor tiver sido 160 e o do outro, 40, a redação será encaminhada para o terceiro corretor. Se a nota dele, nessa competência, se aproximar da de um dos dois corretores anteriores – por exemplo, nota 120 –, não haverá necessidade da banca examinadora. A nota mais baixa na competência com dispersão será eliminada. A nota final da redação será a média aritmética das duas notas mais próximas.

Fonte:Inep

domingo, 27 de maio de 2012

Enem 2012

Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no programa a partir das 10h da próxima segunda-feira, 28, até as 23h59 de 15 de junho, no horário oficial de Brasília. O cronograma do exame, que no ano passado teve 5,4 milhões de inscritos, foi anunciado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 24. O edital do exame foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 25.
As inscrições para o exame custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.
São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.


FAÇA SUA INSCRIÇÃO




 Fonte: http://portal.inep.gov.br





sábado, 12 de maio de 2012

O amor por uma mãe!


Essa mensagem é destinada para todas as mulheres que tiveram a honra de gerar uma nova vida em seu ventre, com muito amor e empenho cuidar de seus filhos, o amor de uma mãe de verdade é o único que se pode comparar com o amor de Deus, pois é um amor incondicional, falando matematicamente é um amor elevado à potência máxima.
Neste dia destinado a você quero multiplicar os elogios e o carinho por alguém tão especial, meu amor é imensamente como uma fracção infinitesimal, logo procurei a traves dos números o real tamanho desse amor.
Num cálculo mental somei suas virtudes, diminui seus defeitos, comecei com a aritmética, então percebi que era um conjunto de sentimentos difíceis de calcular mentalmente, cheguei a um cálculo integral e para minha surpresa cheguei a simples solução, esse amor tende ao infinito do seu coração.
Ant. Rachel

quarta-feira, 2 de maio de 2012

De volta as aulas 2012!





As aulas estão começando, esse momento trás diferentes alegrias.
Alegria por ter pra onde ir, pois não aguentava mais estar em casa, alegria por reencontrar os amigos, alegria por um motivo desconhecido, mas eu sei que ainda tem uma alma salva no meio desses alunos que tem a principal alegria, a alegria de poder aprender.
Essa devia ser alegria de todos os alunos, pois o conhecimento é uma coisa prazerosa, quem conhece esse sabor sempre quer mais.
É isso que estar faltando nos alunos de hoje o prazer em aprender, saber um pouco de tudo, o interessante é que admiramos quem tem muito conhecimento, e por que não tomamos esse conhecimento para nós também?
Aprendam a não perder tempo, por que a escola é um local de troca de conhecimento e  experiências de vida.
Você perde tempo quando deixa de fazer algo que é pra ser feito, se você vai ao cinema e dorme, você perdeu tempo e dinheiro, terá que usar outras horas de outro dia pra assistir esse filme, você não prestou atenção em uma matéria no 7º ano, quando for no 8º vai ter que correr atrás do livro do 7º ano e estudar o que você já poderia saber.
Tudo tem seu tempo, tempo pra dormir, comer, brincar, estudar, conversar...
Aproveite o seu tempo e viva cada minuto de sua vida com coisas importantes e fúteis, essa ultima também faz parte, mas não deve ser 90% de sua vida.

Profª Rachel


quinta-feira, 22 de março de 2012

Pássaros

Esta mesagem é dedicada a todos os meus alunos do ano letivo de 2011! bjo!



Os pássaros lutam para sair do ovo, com esforço conseguem se libertar, depois ficam dependentes dos pais para comer e aprender a sobreviver, mas crescem, aprende a voar, e a cada dia de sua vida eles voam mais alto.


Seja como os pássaros lutem pela sua liberdade, pelos seus ideais, nunca rejeite a ajuda de seus pais e amigos eles só querem te proteger, mostre a eles que você cresceu não só um tamanho, mas em coragem, respeito, responsabilidade, pensamento, organização e em autoconfiança.


Cada dia voe mais alto, mais cuidado, conheça seus limites e seu potencial, nunca voe tão alto sem estar preparado, para que no primeiro tombo a queda não ser destruidora.


Nunca perca a esperança, nem deixe de lado a fé, sonhe alto, ande firme e tenha sua própria personalidade.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Resultado do ano letivo de 2011 - JBM

8º ANO D



N.º
MF
1
 
2
4
3
4
4
 
5
 
6
4
7
5
8
 
9
 
10
7
11
 
12
6
13
6
14
 
15
8
16
 
17
8
18
6
19
7
20
6
21
5
22
 
23
5
24
6
25
5
26
 
27
6
28
8
29
 
30
 
31
 
32
3
33
4
34
3
35
5

8º ANO E


N.º
MF
1
8
2
5
3
6
4
7
5
 
6
7
7
8
8
7
9
6
10
7
11
8
12
4
13
6
14
4
15
 
16
8
17
 
18
 
19
6
20
0
21
 
22
6
23
6
24
 
25
 
26
6
27
6
28
 
29
7
30
6
31
8
32
7
33
6


1º ANO I


N.º
MF
1
6
2

3
 
4
6
5
 
6

7

8

9
 
10
7
11
8
12
 
13
 
14
 
15
6
16
 
17
 
18
 
19
5
20
6
21
6
22
 
23
 
24
7
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
7
32
7
33
9
34
 
35
8
36
7

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

VESTIBULAR 2012.2 UECE


Informações Sobre Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição
1. PEDIDO: PERÍODO:
- das 08h 00min do dia 06 de fevereiro até as 19h 00min do dia 10 de fevereiro de 2012, neste site.
CATEGORIAS: Poderão ser contemplados com isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular 2012.2, os candidatos interessados em ingressar nos cursos de graduação regular da UECE e que estejam enquadrados em uma das seguintes Categorias:
◦Categoria A: Professor/funcionário da FUNECE ou professor/funcionário cedido à FUNECE
◦Categoria B: Filho/dependente legal (por decisão judicial) de professor ou de funcionário da FUNECE ou filho/dependente legal (por decisão judicial) de professor ou de funcionário cedido à FUNECE
◦Categoria C: Doador de sangue no Estado do Ceará
◦Categoria D: Egresso do Ensino Médio tendo cursado com aprovação, todo o Ensino Médio regular, durante três anos letivos (1º, 2º e 3º anos), em escolas públicas (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Ceará
◦Categoria E: Aluno que esteja cursando o segundo semestre do 3º ano do Ensino Médio em escola pública (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Ceará e que tenha cursado o o 1º semestre do 3º ano em escola pública (municipal, estadual ou federal), bem como o 1º e o 2º anos do Ensino Médio, com aprovação, também em escola pública (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Ceará
■Obs.: Para as categorias D e E serão concedidas, no máximo, duas isenções (Veja no Edital o item 3.2 e subitens).

A solicitação somente será considerada válida após a entrega de toda a documentação, especificada no item 4 e subitens do Edital Nº 62/2012-CEV, de 03 de fevereiro de 2012, de acordo com a categoria escolhida.
A CEV/UECE estará recebendo os requerimentos, juntamente com toda a documentação pertinente a cada categoria de isenção, nos dias 06, 07, 08, 09, 10 e 13 de fevereiro de 2012, nos seguintes locais:
•Sede da CEV/UECE, no Campus do Itaperi, Av. Paranjana, 1700, no horário corrido das 8 às 17 horas, com exceção dos dias 09 e 10, quando o atendimento se estenderá até as 19 horas.
•Sedes das Unidades da UECE do Interior do Estado, no horário de funcionamento das mesmas.

2. OUTRAS INFORMAÇÕES:
No Edital de Isenção da taxa de inscrição do Vestibular, disponível para download nesta Página ou na sede da CEV ou, ainda, pelos telefones (85)3101-9710 e (85) 3101-9711.