terça-feira, 25 de junho de 2019

Filhos brilhantes, alunos fascinantes...



Bons filhos conhecem o prefácio da história dos seus pais. Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.

Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.

Bons jovens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.

Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio..

A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe. O destino não é freqüentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.

Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações.

Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática, você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar.

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora.

Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.

Augusto Cury

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Os Quatro Alunos

http://janetecleia.blogspot.com/2017/02/texto-reflexivo-os-quatro-alunos.html
Uma fábula sobre diferentes maneiras de ser estudante.

Essa é uma história que se passa em qualquer canto do Brasil,em qualquer escola,qualquer aluno,comigo,com você.


Eram quatro rapazes que estudavam numa escola em uma mesma classe:Arrependido,falso,minimo e quero-tentar

Arrependido era um aluno desanimado com os estudos,não fazia nada na sala de aula,e muito menos os deveres de casa.
Não pensava no seu futuro, vivia achando que estava perdendo tempo em sala de aula e por isso arrependia-se de não ficar nas ruas com
seus colegas.Por não gostar de estudar vivia tirando notas baixas.

Falso era um cara mentiroso e pouco pregiçoso com os estudos,ou copiava de alguem ou falsificava o que fazia,na realidade mesmo, não fazia nada e era tão falso quanto a sua própia nota -apesar de ser rasoavel,pois tudo que presisava era colar ou confiar no amigo na hora da aviliação. raramente isso falhava.

Minimo um rapaz que não pensava em ir muito longe,para este o que importava era uma nota que o aprovasse,portanto estudava pouco,mas não "colava" nas avaliações e não passava disso:60% era o bastante
e contentava-se com esse minimo.Sempre tinha um pensamento "tenho boas notas por que não perdi nenhuma"

Quero-tentar gostava do que fazia.Quando lhe apresentavam algo novo,um problema que ele não soubesse,ele dizia "vou tentar resolve-lo" e sempre conseguia mesmo,porem não estudava para tirar boas notas e sim ficar sabendo.Este era aluno todos os dias e sua persistência o ajudava vencer.

Assim Quero-tentar era o primeiro da classe. Em termos de aprendizagem.Minimo era o penúltimo. Falso era o ultimo.Pois só tinha nota e não sabia de nada e arrependido abandonou a escola.

Hoje são homens feitos e cada um tem o seu destino:

Arrependido mora numa grande favela chamada Tarde-demais

Falso queria ser político,mas foi condenado por um juiz chamado Verdade MíNiMO com seu conhecimento minimo é soldado minimo das Forças armadas, ganha um salário MíNiMO e tem um comandante muito exigente chamado:MÁXIMO que lhe cobra 100%.

QUERO TENTAR se saiu melhor e hoje é presidente de um país chamado "República Democrática dos Sucessos"

--------------------VOLTEIIIII-------------------


Olá meus amigos e minhas amigas, meus alunos e minhas alunas, simpatizante, curiosos e amantes do conhecimento da maior Ciência que existe, a Matemática!
Estive um bom tempo sumida nas postagens por aqui, deixando o blog totalmente abandonado, mas agora eu voltei e pra ficar, trazendo mais novidades, e novamente interagindo com meus alunos.
Nesse ano irei voltar com tudo, fazendo com que os alunos ampliem seus estudos até suas casas, na comodidade que a internet nos permite ter, estarei postando atividades extras, criando novas páginas, trazendo muitas novidades e até mesmo quem sabe fazendo um canal do blog Matemática Show, com muitos vídeos de tira dúvidas e aulas rápidas e objetivas sobre os diversificados assuntos da linda Matemática.
Também conto com a participação de todos com dicas e sugestões para deixamos o blog cada dia mais incrementado para agregamos mais conhecimento.
E o segredo para aprender é ser uma pessoa que preste.
Que preste muita atenção!

quinta-feira, 23 de maio de 2019

ENEM 2019


As inscrições para o Enem 2019 aconteceram entre os dias 6 e 17 de maio, para quem não conseguiu a isenção a taxa é de R$ 85 e poderá ser paga até o dia 23 de maio.

O edital do exame foi divulgado no dia 25 de março, as novidades serão voltadas especificamente para a redução de custos por meio de duas formas: diminuição das folhas para cálculos (rascunhos) e substituição da tecnologia de coleta de impressão digital por uma mais barata.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos. Os participantes deverão chegar até às 13h, horário de Brasília, e as provas começam às 13h30, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo. A distribuição das provas está mantida.

Dia 3/11: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas.
Dia 10/11: 45 questões de Matemática; 45 questões de Ciências da Natureza.


ESTUDE SEM SAIR DE CASA DE FORMA EFICIENTE 


   


 REDAÇÃO NO ENEM