quinta-feira, 31 de maio de 2012

Redação terá avaliação de itens de competência e correção mais rigorosa

O Enem de 2012 virá com mudanças e mais rigor na correção da redação. A partir deste ano, o texto produzido pelos candidatos será corrigido por dois corretores de forma independente e haverá cinco itens de objetividade sendo avaliados. Caso haja diferença maior que 20% na nota final entre esses dois corretores, a redação será lida por um terceiro corretor.
E se, ainda assim, a discrepância persistir, ou seja, a diferença entre as três notas for superior a 200 pontos, a dissertação passará para uma banca examinadora de excelência, composta por três professores avaliadores e que darão então a nota final ao participante. No Enem de 2011, a discrepância entre as notas finais dos corretores podia ser maior, chegando a até 300 pontos, e havia dois corretores.

"Mudamos substancialmente o sistema de avaliação da redação para que haja maior objetividade e segurança aos estudantes. É uma avaliação com muito mais rigor para que tenhamos uma avaliação justa", afirmou o ministro Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, 25, no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação. Segundo ele, para aprimorar a correção da redação haverá um aumento de 40% no número de avaliadores.

Também é novidade na redação a divisão da nota em cinco itens de competência: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento sobre o tema e apresentação de solução para a proposta dissertativa.

Cada um dos corretores deverá atribuir nota de zero a 200 pontos para cada uma dessas competências. Havendo discrepância maior que 80 pontos em cada uma, o terceiro corretor avaliará e atribuirá notas segundo o mesmo critério.

Por exemplo, a nota do primeiro corretor é de 640 pontos e a do segundo, 480. A priori, a diferença é inferior a 200 pontos e a nota final da redação desse candidato seria a média aritmética das suas notas. Mas, se na competência 1 a nota de um corretor tiver sido 160 e o do outro, 40, a redação será encaminhada para o terceiro corretor. Se a nota dele, nessa competência, se aproximar da de um dos dois corretores anteriores – por exemplo, nota 120 –, não haverá necessidade da banca examinadora. A nota mais baixa na competência com dispersão será eliminada. A nota final da redação será a média aritmética das duas notas mais próximas.

Fonte:Inep

domingo, 27 de maio de 2012

Enem 2012

Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no programa a partir das 10h da próxima segunda-feira, 28, até as 23h59 de 15 de junho, no horário oficial de Brasília. O cronograma do exame, que no ano passado teve 5,4 milhões de inscritos, foi anunciado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 24. O edital do exame foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 25.
As inscrições para o exame custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.
São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.


FAÇA SUA INSCRIÇÃO




 Fonte: http://portal.inep.gov.br





sábado, 12 de maio de 2012

O amor por uma mãe!


Essa mensagem é destinada para todas as mulheres que tiveram a honra de gerar uma nova vida em seu ventre, com muito amor e empenho cuidar de seus filhos, o amor de uma mãe de verdade é o único que se pode comparar com o amor de Deus, pois é um amor incondicional, falando matematicamente é um amor elevado à potência máxima.
Neste dia destinado a você quero multiplicar os elogios e o carinho por alguém tão especial, meu amor é imensamente como uma fracção infinitesimal, logo procurei a traves dos números o real tamanho desse amor.
Num cálculo mental somei suas virtudes, diminui seus defeitos, comecei com a aritmética, então percebi que era um conjunto de sentimentos difíceis de calcular mentalmente, cheguei a um cálculo integral e para minha surpresa cheguei a simples solução, esse amor tende ao infinito do seu coração.
Ant. Rachel

quarta-feira, 2 de maio de 2012

De volta as aulas 2012!





As aulas estão começando, esse momento trás diferentes alegrias.
Alegria por ter pra onde ir, pois não aguentava mais estar em casa, alegria por reencontrar os amigos, alegria por um motivo desconhecido, mas eu sei que ainda tem uma alma salva no meio desses alunos que tem a principal alegria, a alegria de poder aprender.
Essa devia ser alegria de todos os alunos, pois o conhecimento é uma coisa prazerosa, quem conhece esse sabor sempre quer mais.
É isso que estar faltando nos alunos de hoje o prazer em aprender, saber um pouco de tudo, o interessante é que admiramos quem tem muito conhecimento, e por que não tomamos esse conhecimento para nós também?
Aprendam a não perder tempo, por que a escola é um local de troca de conhecimento e  experiências de vida.
Você perde tempo quando deixa de fazer algo que é pra ser feito, se você vai ao cinema e dorme, você perdeu tempo e dinheiro, terá que usar outras horas de outro dia pra assistir esse filme, você não prestou atenção em uma matéria no 7º ano, quando for no 8º vai ter que correr atrás do livro do 7º ano e estudar o que você já poderia saber.
Tudo tem seu tempo, tempo pra dormir, comer, brincar, estudar, conversar...
Aproveite o seu tempo e viva cada minuto de sua vida com coisas importantes e fúteis, essa ultima também faz parte, mas não deve ser 90% de sua vida.

Profª Rachel